Quanto devo investir no meu negócio?

Iniciar um negócio requer planejamento e muita organização para que tudo funcione da maneira correta. O alvo do empreendedor é o sucesso e para isso é preciso estar atento aos detalhes.

Tenha em mente qual tipo de negócio vai criar, seu público-alvo e, principalmente, quanto vai investir e em quanto tempo obterá o retorno deste valor.

A maneira mais fácil de conseguir pensar nestes pontos com clareza é através de um plano de negócios. Esta plano vai lhe ajudar a identificar em que ponto sua empresa se encontra e o que você precisa fazer para os próximos passos.

Mas como saber qual o valor é necessário para começar?

Primeiro saiba que você precisará se preocupar com questões burocráticas e providenciar toda documentação. Crie uma planilha e coloque os valores referentes à abertura de CNPJ, pagamento de taxas, alvarás, licenças, honorários contábeis, entre outros.

A parte documental é de extrema importância e o primeiro passo, mas não o único. Lembre-se que você terá gastos com: máquinas, equipamentos, decoração, ponto comercial, logomarca, website, móveis, propaganda e material gráfico.

Não importa o tamanho da despesa, sempre coloque tudo no plano de negócios, pois cada centavo faz diferença no resultado final.

Calcule também as despesas mensais, sejam elas fixas ou variáveis.

Despesas fixas: salários, comissões, aluguel, luz, internet, marketing, manutenção, materiais de limpeza e escritório, sistemas de segurança, seguro, etc.

Despesas variáveis: coloque um valor estimado, pois são despesas impossíveis de prever.

Além destes gatos será imprescindível que você possua um capital de giro, mas caso você não tenha este valor, lembre-se que existem alguns bancos que oferecem microcréditos para pequenos empresários e com juros com taxas muito baixas.

Após definir todas estas informações, calcule quantos meses serão necessários para que você inicie a sua obtenção de lucro e aí você saberá, finalmente, quanto deve investir.