Seis erros que podem fazer seu empreendimento desandar

O planejamento é a base para abertura de qualquer empresa em qualquer ramo. Infelizmente, muitos empreendedores acreditam que basta ter a ideia e iniciar o negócio que o dinheiro vai entrar. Mas a verdade é bem diferente. É preciso estar de olho no mercado e atento aos erros que podem ser fatais para que a empresa conquiste seu espaço. Por isso vamos mostrar quais os principais erros cometidos pelos empreendedores.

1. Não faça tudo por um único cliente
Um erro muito comum é basear tudo o que faz na sua empresa no gosto de um cliente específico. Isso pode ser porque talvez ele seja o mais fiel ou até mesmo o seu primeiro cliente. Não esqueça que mais cedo ou mais tarde ele pode te abandonar e isso vai te trazer muito prejuízos.

2. Não ter fornecedores o suficiente
Comprar sempre nos mesmos fornecedores pode trazer alguns benefícios, como descontos por fidelidade, frete grátis, etc. Porém não esqueça de contar com mais de um fornecedor, pois falhas acontecem e o ideal é que você tenha a quem recorrer em uma situação complicada.

3. Não se planejar
A falta de planejamento é, para mim, o pior erro. Planejar com cuidado os passos de sua empresa pode ser a peça chave para garantia do sucesso, porém alguns empreendedores não o fazem e iniciam a empresa sem um plano de negócios que a sustente a médio e longo prazo.

4. Não cumprir os prazos estabelecidos
Seu cliente pediu um produto ou contratou um serviço? Ao dar o prazo de entrega, certifique-se de que você vai conseguir cumpri-lo. Para muitos clientes, não receber o que pediu dentro do prazo estipulado é um erro que pode fazê-lo não comprar mais com a empresa. Evite perder clientes dessa maneira. É melhor pedir um prazo mais extenso e conseguir fazer o que precisa a tempo.

5. Falta de capacitação
Não entender do produto/serviço que está oferecendo é terrível. Faça cursos sempre que possível e entenda bem da área que escolheu para trabalhar. Isso passa segurança aos seus clientes.

6. Vender, vender e vender
É claro que as vendas são o foco principal para que seu negócio funcione de maneira correta. Mas não adianta você ficar ansioso para isso e não se preocupar com a qualidade do produto que está oferecendo.

Fique atento a esses erros e diminua ao máximo as chances de seu negócio naufragar por isso.